É natural que empreendedores se preocupem em manter o fluxo de consumo de clientes da sua loja por meio de diferentes ações, como marketing e volume de vendas. No entanto, outro aspecto importante que às vezes passa despercebido é o que fazer depois da compra.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo para orientar você a respeito do uso do private label — o famoso cartão próprio da loja — como uma solução para fazer pós-venda e melhorar muito os números da sua loja.

Para alcançar esse objetivo, vamos começar explicando a relevância de se fazer pós-venda, do que se trata, além de citar algumas de suas vantagens para o varejo. Em seguida, apresentaremos o private label como sendo uma solução eficaz para isso e o porquê. Boa leitura!

Conheça o que é e quais são as vantagens de se fazer pós-venda

O sucesso de uma organização não depende exclusivamente do montante de vendas, mas sim da qualidade delas. Ou seja, é mais interessante vender “direito” do que, simplesmente, vender. Essa lógica que permitirá a total satisfação do seu cliente e, muitas vezes, isso passa despercebido.

Basicamente, o contato com o consumidor não termina na hora do pagamento. É possível melhorar seus processos e transações constantemente por meio de práticas voltadas para a satisfação do cliente. Conheça brevemente algumas das vantagens de se fazer pós-venda:

  • retenção de clientes: por meio do contato pós-venda, é possível obter críticas construtivas e otimizar os serviços gerais;
  • garantia de satisfação: permite que você tenha maior controle, atenção e cuidado sobre os processos, simplificando muito a solução de problemas;
  • diferencial competitivo: a preocupação com o consumidor transparece e garante forte diferencial de mercado.

Entenda como funciona o private label e quais são as suas vantagens para o lojista

Apontamos o private label como uma ótima solução para lidar com o pós-venda. Para entender isso, é preciso notar primeiro que, atualmente, lojas que desejam oferecer opções “customizadas” de pagamento para seus clientes oferecem duas opções:

  • cartão exclusivo para compra na loja;
  • cartão misto aceito no estabelecimento e outros locais credenciados (modalidade conhecida como open private).

private label vem sendo cada vez mais adotado por empresas por causa da sua eficácia como solução comercial, sendo capaz de alavancar vendas e contribuindo diretamente na fidelização de clientes. Conheça a seguir alguns dos diversos efeitos gerados pelo private label que certamente vão convencê-lo sobre o assunto!

Melhora na acessibilidade e maior flexibilidade

A capacidade de adaptação do private label para diferentes perfis configura uma clara vantagem nessa área, se comparado aos cartões de crédito bandeirados comuns e afins. Acontece que o private label oferece maior flexibilidade na hora de ofertar o número de parcelas, uma vez que permite incluir ou até isentar determinadas taxas para o seu cliente, tais como multas, encargos, entre outras que podem compor sua receita.

Além disso, se usado como diferencial estratégico, o private label é capaz de atingir aquelas pessoas que sofrem com a burocratização do crédito pelas grandes operadoras.

Maior fidelização e retorno mensal à loja

É possível optar por permitir o pagamento do cartão private label exclusivamente nos caixas da loja, o que gera um motivo a mais para que o consumidor retorne e, por causa disso, várias empresas optam por isso.

Melhor entendimento do perfil de quem compra

private label pode renter excelentes indicadores para o setor de marketing e/ou inteligência do seu negócio, uma vez que várias informações são entregues por meio da compra, como volume em determinado período, ticket médio, preferência de pagamento (à vista ou parcelado), entre outros exemplos.

Fonte: http://blog.infoxnet.com.br