Responsável por analisar os aspectos fiscais e administrativos de uma organização, a auditoria fiscal no varejo impede que a loja seja notificada pelo Fisco por conta de erros tributários. Se você quer entender melhor sobre as vantagens dessa prática, continue acompanhando este artigo.

Por que se importar com a auditoria fiscal no varejo?

Como apontamos acima, a auditoria fiscal consiste na inspeção e fiscalização da situação tributária da empresa, promovendo um controle quanto ao cumprimento das obrigações fiscais segundo as exigências da legislação.

A prática de checar se há erros tributários no negócio e procurar por possíveis vantagens fiscais não aproveitadas é, na verdade, um serviço fundamental para qualquer empresa. Com isso, fraudes e problemas fiscais podem ser impedidos, evitando contratempos com a Receita Federal.

Para tal, o varejista precisa contar com uma auditoria eficiente, ou seja, que inclua uma análise profunda dos tributos diretos e indiretos, bem como as obrigações principais e acessórias da empresa.

Dentre os impostos que são avaliados estão o Imposto de Renda, impostos como PIS, IPI, ICMS e COFINS, sem falar da escrituração contábil, livros fiscais de apuração tributária e demonstrativos das movimentações de contabilidade.

Quando o processo se encerra, a empresa recebe uma avaliação do auditor explicando, em detalhes, procedimentos que podem ser adotados e recomendando estratégias para um planejamento tributário melhorado.

Quais os benefícios da auditoria fiscal?

A seguir, mostraremos alguns benefícios da auditoria fiscal.

Cultura preventiva

O bom auditor é aquele que oferece uma avaliação detalhada sobre o pagamento de impostos. A periodicidade desse trabalho representa um modo preventivo que naturalmente evita falhas e fraudes.

Identificação e correção de problemas

O relatório final também é uma vantagem para a loja, pois ele consiste em uma revisão minuciosa sobre todos os documentos verificados e os processos que podem ser implementados para a correção de problemas.

O auditor é responsável por apontar por que um determinado fato é considerado um problema, em que momento ocorreu a falha e como isso pode ser solucionado.

Recuperação de impostos

A recuperação de valores oriundos de impostos também é uma vantagem da auditoria, já que muitos empresários recolhem os tributos em regimes diferentes por medo da fiscalização.

Quando um profissional é contratado para desempenhar a auditoria fiscal, ele poderá fazer a indicação sobre o regime tributário mais apropriado para a loja. Assim, seu planejamento tributário será mais estratégico e focado no crescimento sustentável da própria instituição, evitando o excesso de despesas com impostos.

Agora, vale lembrar que o ideal é que sua empresa realize uma verificação interna regularmente, para se manter ainda mais protegida contra irregularidades.

Se a Receita Federal encontra problemas durante a fiscalização, sua loja pode sofrer penalidades significativas. Portanto, opte sempre pela prevenção, procure profissionais que possam oferecer uma consultoria detalhada sobre o processo e fuja de contratempos futuros.

Fonte: http://blog.infoxnet.com.br