O que você tem feito para oferecer um atendimento diferenciado ao seu cliente? É importante ter em mente que o comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos e isso é evidente no processo de tomada de decisão.

Atualmente, com o bombardeio de publicidades, especialmente na internet, e com a grande competitividade do mercado, o consumidor está mais complexo, analítico e exigente. Isso representa um desafio para as empresas, pois, mais do que nunca, é necessário demonstrar seu valor e se diferenciar da concorrência.

Com isso em mente, preparamos este artigo para falar sobre as principais mudanças no atendimento ao cliente. Confira!

Tratamento personalizado ao cliente

Antes, era comum a empresa manter um relacionamento impessoal com o consumidor, pois a experiência do comprador não era uma prioridade. Hoje, no entanto, as pessoas estão conectadas e a decisão de compra se tornou um processo mais minucioso.

Nesse novo cenário, para não ser deixado para trás, o empreendimento deve posicionar o seu cliente no foco de suas operações e assegurar sua satisfação. É preciso parar de enxergar o consumidor como um número e se esforçar para construir um vínculo com ele.

Dessa forma, fica mais fácil conhecer quem é seu público, bem como suas verdadeiras necessidades e preferências. O cliente valoriza esse tipo de atenção e prioriza marcas que expressam genuíno interesse em conhecê-lo individualmente. Sendo assim, invista em um tratamento personalizado.

Criação de significados

O novo perfil de consumidor mudou o atendimento. Agora, mais do que simplesmente comprar, o cliente espera que o produto ou serviço que ele recebe signifique algo. É válido lembrar que existe uma conscientização acerca de vários assuntos que podem interessar seu público, como a sustentabilidade, o consumo consciente e o direito dos animais.

Além disso, para atender às expectativas do consumidor e garantir que ele tenha uma experiência significativa, é fundamental se atentar a novas práticas que estão sendo usadas (ou não) pela concorrência, como a estratégia omnichannel (multicanal).

Praticidade, automação e tudo o que otimiza e agiliza o processo de atendimento é visto de forma positiva pelas pessoas e torna possível gerar uma conexão de valor com elas. Portanto, aprimore a experiência de compra do seu consumidor e transforme esse momento em algo agradável, possibilitando a criação de um vínculo com o cliente.

Uso de novas tecnologias no atendimento ao cliente

As inovações tecnológicas fazem parte dos fatores que contribuíram para a mudança do comportamento do novo consumidor — os millennials, indivíduos que nasceram no final do último milênio. É importante ressaltar que a tecnologia tem um impacto direto nas expectativas dessas pessoas, uma vez que elas exigem um atendimento rápido e descomplicado das marcas.

Essa é uma mudança natural do contexto cultural em que estamos inseridos. Afinal, o cliente não se relaciona com tudo a sua volta da mesma forma que antigamente.

Por outro lado, a cortesia, o cuidado e o respeito no atendimento, é algo que ele deseja tanto quanto alguém que nasceu nos anos 70. A diferença está no fato de que hoje a empresa pode se adaptar aos avanços tecnológicos e oferecer uma experiência de acordo com a nova realidade.

Existem muitas tecnologias que podem ser incorporadas para personalizar o atendimento ao cliente e sair na frente da concorrência, como a Internet das Coisas, a inteligência artificial, os chatbots, as redes sociais e o suporte omnichannel. No entanto, é preciso definir os objetivos da empresa para estabelecer estratégias adequadas para a atração e retenção de consumidores.

Fonte: http://blog.infoxnet.com.br